terça-feira, 10 de maio de 2011

Museu do Flamengo lança "PAPO DE RUBRO-NEGRO".



O Museu do Flamengo, em parceria com a Olympikus/Fla Concept, está lançando um projeto de Happy Hour, chamado "Papo de Rubro-Negro".

A idéia é juntar colecionadores, historiadores, jornalistas, escritores, personalidades rubro-negras, etc, pessoas interessadas em acervos e assuntos gerais vinculados à história do Flamengo.

Inicialmente, o evento será promovido uma vez por mês e, nessa primeira edição, homenagearemos o cartunista Lan. (ver convite, anexo).

Nessa exposição mostraremos 22 desenhos, onde o cartunista expressa a sua "carioquice-rubro-negra".

Para que todos tenham um maior entendimento dos objetivos do projeto "Papo de Rubro-Negro", informo que na edição de junho estamos programando uma homenagem aos 50 anos da conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1961. Esse torneio, cujo vencedor tinha status de campeão nacional, foi conquistado numa época de ouro do futebol brasileiro, onde os principais Clubes do Rio e São Paulo tinham em sua fileiras verdadeiros monstros sagrados.

Na oportunidade, vamos pleitear que a CBF reconheça o título do Rio-São Paulo de 1940. Naquela ocasião, só houve o primeiro turno e o Flamengo, juntamente com o Fluminense terminaram empatados. Após desistência dos times de SP, a CBD, simplesmente, deu o torneio por encerrado, sem proclamar os campeões. Como em 1966, houve o encerramento do torneio antes de seu final e quatro equipes (Botafogo, Vasco, Santos e Corinthians) foram declaradas campeãs, pleiteamos o mesmo reconhecimento.


Curiosidades:

Em 1961, Dida foi o artilheiro do Flamengo e Gerson, o principal jogador rubro-negro na competição.

Na edição de 1940, Leônidas da Silva foi o artilheiro e principal jogador da competição.


Que maravilha seria se as distâncias fossem menores e pudéssemos prestigiar os eventos que todos promovemos, Brasil afora, não é mesmo?


SRN,

Mauro Chaves
Direto de Patrimônio Histórico e
Diretor do Museu do Flamengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário