segunda-feira, 20 de junho de 2011

RESPOSTA DE UM GRANDE POETA RUBRO-NEGRO A UM JORNALISTA TORCEDOR DO SPORT RECIFE...

RESPOSTA À REPORTAGEM: " Essa vai para os alienados "cariocas" juazeirenses que teimam a se apegar a uma ilusão criada pela Rede Globo. "

 

" Não me contive. Tive de responder a um colega jornalista petrolinense a provocação a mim direcionada. As vezes penso em ignorar por completo, mas é que esse lance de mexer com o meu Mengo me dá uma sucessão de sobressaltos e não tenho como ficar calado. Segue abaixo minha resposta na íntegra... "

Luiz Hélio.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------


Nunca, JAMAIS disse que era ou me senti carioca. Não preciso disso para amar o Flamengo, o clube do povo, o mais nacional time do futebol brasileiro. Sentimento de paixão e de amor é algo que independe de fronteiras e nem pode ser imposto por imbecis regionalismos separatistas, imbuídos de um nítido complexo de vira-latas.

Tenho pena é dessa gente cheia de ranço, de rancor e de frustração e ainda por cima DESINFORMADA. Rede Globo???? Vai estudar melhor a história sócio-cultural e midiática brasileira, ó "analfa" funcional! Um pouquinho só de leitura sobre a influência da imprensa brasileira desde as primeiras décadas do século passado o fará rever esse
tosco e superficial pensamento de que tudo nasceu a partir da Rede Globo.

O apebeuta jornalista já ouviu falar na Rádio Nacional, que retransmitia para os mais recônditos rincões as novelas, as vozes de ouro dos grandes cantores e das divas e, naturalmente, também as emoções do campeonato de futebol da então capital da federação desde os anos de 1930? Enquanto a imprensa das capitais do resto do país só se preocupavam com o público das respectivas capitais, como por exemplo, Salvador  e o "Ricife" (vice?).

E por que o Flamengo quando também tinhamos outros três tradicionais times? Fenômenos não se explicam, eles apenas surgem e pronto. Ainda mais quando o mesmo vai gerando ídolos aos montes, craques da estirpe de um Leônidas, Domingos da Guia, Zizinho, Dida, Zico, Adílio, Júnior e tantos outros. O sóciologo Roberto Damatta bem definiu: "O futebol é um fenômeno social inexplicável. E o Flamengo, com a sua imensa torcida que se assemelha a uma nação é o clube brasileiro que melhor define tal fenômeno".

Nesse caso, o máximo que a midia pode fazer (no caso da Rede Globo) é, por motivos óbvios (fascínio exercido no público que gera gigantesca audiência) mitificar tal fenômeno. Tão somente isso.

Se tivesse que torcer pelos times locais (por absurda motivação regionalista) eu então torceria pelo Juazeiro Social Clube, pois não tenho (nem nunca tive) motivação alguma que me levasse a torcer pelos times de Salvador, Bahia e Vitoria. Assim como o caro teria de torcer pelo Petrolina e não pelo Ispó. Ou só porque estudou no "Ricife" agora renega as suas origens ribeirinhas e sertanejas??? E não me venha com essa enfadonha e rícula, induzida por uma clara baixo-estima, ideia de que: "ah porque o povo do sul/sudeste nos discriminam". Faz-me rir... o preconceito que um carioca, paulista ou gaúcho tem pelo nordestino é o mesmo que o babaca de Salvador tem pelas "roças do interior" e o recifence otário tem pelo povo do sertão pernambucano. Qual a diferença? Gente imbecil tem em todo lugar.

Pra finalizar, preciso deixá-lo informado de que a nota (COM RESSALVA) da CBF foi clara, apenas para cumprir a ordem judicial, não por vontade da mesma. A guerra agora que começou. Antes de comemorar mais uma vez o "título de tribunal" conseguido na marra na Justiça Comum, rasgando e ignorando por completo a ética esportiva, saiba que o poderoso Clube de Regatas do Flamengo, com a anuência da CBF, recorrerá à entida máxima do futebol mundial, a FIFA. Seu insignificante timeco de segunda agora é que vai sentir o verdadeiro peso do Gigante. Espero que troquem de lugar com o Santa Cruz (o verdadeiro e único time grande de Pernambuco) nos confins da quarta divisão e de lá passem direto para o limbo do esquecimento. A bola pune e os deuses do futebol não perdoam.

Aguarde...

SRN do ORIGINAL e Hexa Brasileiro (além de campeão do Mundo e de tantas outras glórias).

"TRANSITADO EM JULGADO É O APELIDO DO MEU OVO".



Luiz Hélio: 74 9123 7071 - 8812 1074
MSN: flapoeta10@hotmail.com
Skype: heliopoeta
Twitter: @helioflapoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário