sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Trrrrrrrrrrrrim… Alguém tem um despertador?


Nesta semana paradona para a maioria dos brasileiros, os clubes têm que impor um ritmo oposto e tentar ações, telefonemas e reuniões em busca de reforços ou de, miseravelmente, evitar perdas significativas no elenco. A época de férias para muitas das profissões é evidentemente tempo de ferveção para dirigentes e agentes da bola, tempo de trabalhar forte nos bastidores, hora de agir. E muita gente tem feito isso - alguns com bons resultados, outros com apostas de risco e ainda outros com o que são, a meu ver, maus negócios evidentes.

Há clubes que, além de contratações, também lançam ou reforçam iniciativas interessantes. Hoje mesmo temos no globoesporte duas excelentes iniciativas: o Inter trabalhando firme para chegar aos cem mil sócios (esta, para mim, a grande iniciativa da década! O pulo do gato, o exemplo a ser seguido) e o S.Paulo com os interessantes “passaportes de ingressos” para toda a temporada no Morumbi. Há poucos dias vimos o projeto para o novo estádio do Grêmio e por aí vai…

Vejo coisas boas acontecendo e algum otimismo nos gramados, reforçado curiosamente pela terrível crise internacional - que ao menos anuncia uma das “janelas de transferências” para a Europa mais fracas dos últimos anos. Menos jogadores nos deixarão nas próximas semanas.

Enfim, notícias e agitos cá e lá… Mas aí eu me pergunto: e o Flamengo? Quais são as novidades para a maior torcida do país? O que a diretoria está programando para que este ano seja “melhor do que aquele que passou”?

Ibson pode ir embora. Juan está sendo oferecido aos grandes clubes europeus insistentemente. Alguns reservas dos reservas podem ir para o Vasco como brinde-de-amizade (ou será que aliviar-se dos salários destas más contratações por alguns meses é um pouco diferente do real significado de amizade…? Juro que não conheço os contratos um-por-um para ter uma opinião fechada sobre o tema, mas me parece que quando a esmola é demais, São Januário desconfia).

É bem verdade que os dirigentes do Flamengo ficaram conhecidos por seu passado recente de maiores (não melhores) negociadores do mercado. E isso pegou mal. O “Panorama Esportivo” de O Globo, escrito pelos sempre eficientes Jorge Luis Rodrigues e Antonio Maria Filho, falava há poucas semanas em mais de 100 contratações da atual gestão. Um exagero que deve ser questionado.

Mas agora, de repente, eis que não acontece nada. O extremo oposto. O que houve, gente? Ou o que não houve, né…

Concordo com o Cuca: o elenco está inchado. Eu mesmo já escrevi que time não é o principal problema do Flamengo. O grupo atual é forte - dentro, claro, dos parâmetros atuais do Brasil. Mas será que o Flamengo não precisa de qualquer novidade? Nada? Nenhum reforço em qualquer posição?

Ou, tudo bem, sem falarmos em nomes; será que o Flamengo não precisa de novidades de marketing, de arrecadação, de campanhas por associados? De iniciativas por um CT decente? Não precisa de idéias criativas para as suas divisões de base? Não precisa de nada?

Por enquanto, ao que mostram as ações (ou a falta delas), a resposta é não. Está tudo ótimo. Eu obviamente não concordo e tenho certeza de que a imensa maioria dos rubro-negros também se sente frustrada neste momento com a falta de perspectivas e novidades. Novidades de verdade - que fique claro - e não factóides bobocas.

Ironicamente, segundo alguns torcedores, as melhores notícias na Gávea vêm sendo os negócios que não dão certo. Na festa de ano novo, aliás, ouvi de um amigo rubro-negro um pedido de brinde no mínimo curioso:

- Timtim pelo Ronaldo e pelo Adriano que graças a Deus não vieram para o Mengão!

Será que este amigo tem razão? Será que nesta temporada de novidades, os melhores negócios para o Flamengo foram aqueles que a diretoria não conseguiu realizar?

Nestes dias de pernas-para-o-ar para quase todos os mortais, mas que deveria ser fervilhante nos bastidores do futebol, parece que tem gente precisando de um bom despertador. Bom dia, senhores da Gávea! Hora de acordar!


FONTE: Blog do Décio Lopes

Perfil: nasceu em São Paulo e vive no Rio de Janeiro. É formado em Jornalismo, com pós-graduacao em Administracão. Trabalhou por 14 anos na TV Globo, como repórter e editor chefe do Globo Esporte e Esporte Espetacular. Desde 2004 apresenta e produz o Expresso da Bola, no SporTV. Participa de diversos programas do canal. Já esteve em mais de 60 países, a trabalho ou lazer. Não conhece nenhum país melhor que o Brasil.

Um comentário:

  1. Eu to falando isso desde o término do Brasileirão... é preciso que essa Diretoria se mova, ou vamos passar mais um ano ruim... só o Tri-Carioca basta? Meu filho nasce esse ano, e gostaria muito de comemorar um título nacional ao lado dele... mas pelo jeito...com essa direção...não sei não... Qtos rubro-negrinhos vão chegar em 2009...centenas...milhares... milhões talvez...será que todos vão continuar amando o time como nós fazemos? Sem título, é fóda... Espero que isso mude e rápido.... Abaixo Márcio Bréga...

    ResponderExcluir